Plano de Aula
Escola Municipal “José Lúcio de Sampaio.”
Data: 04 de Maio de 2012.
Disciplina: Geografia, História e Informática.
Interdisciplinaridade: Pluralidade cultural
Professores: Angina Maria, Magna Maria, Bernadete Aparecida, Eliene Mendonça.
Conteúdo: Festa Junina
Objetivos:
- Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas; .
- Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
- Representar essa festividade por meio da arte visual.
Desenvolvimento:
- Saber o que é uma festa
- Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
- Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.
1- Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).
2- Usar sala de informática para pesquisa:
Site: http://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/festa-junina.jhtm (colorir)
3- Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil.
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessantes, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
O enriquecimento com vídeos de quadrilhas tradicionais:
Vídeos das quadrilhas estilizadas:
- Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por quê?
- Quais vocês já dançaram?
- Qual a diferença entre elas?
- Como é o figurino da quadrilha tradicional?
- Como é o figurino da quadrilha estilizada?
4- Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário